Ela não precisa de uma ruptura de chá e não-lobo apito em mulheres que andam por - cumprir Robo-Hod o robô brickie oi-tech.
Pesquisadores na Suíça inventaram um robô pedreiro que eles prevêem que será comum em locais de construção dentro de 10 anos.
O Fabricator In-situ é um braço mecânico gigante em uma base móvel e pode até mesmo ser programados para assentar tijolos em projetos complexos.
Ele também pode se mover em torno de um local de construção utilizando gama-finders guiadas a laser de navegar.
O Fabricator In-Situ pode construir as paredes de uma típica casa em dois dias - ou 20 vezes mais rápido que um brickie tradicional.
De acordo com Matthias Kohler, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, o modelo In-Situ é "a primeira máquina que pode realmente ir em canteiros de obras e construir modelos não-padrão, ou seja, projetos que podem variar e adaptar-se ao local, condições diretamente no canteiro de obras ".
In-Situ's 2D laser range-finder, em conjunto com algoritmos de computador, ajudar a construir um mapa 3D de um canteiro de obras ligadas aos planos estruturais.
O mapa permite que o robô para saber sua localização em todos os momentos e - exclusivamente no crescente campo da robótica construção - para mover em torno de um local de edifício sem ajuda. Ele também pode se adaptar de forma autônoma para variações de design menores.
Professor Kohler disse: "O benefício de um ponto de vista arquitectónico é que você pode realmente projetar a construção diretamente, para que você possa planejar como ele é construído em vez de desenhar o seu plano e, em seguida, que o plano depois de ser convertido no estaleiro Então. ele realmente muda o paradigma de como você projetar e construir bastante fundamentalmente ".
Brickies humanos pode estar preocupado com a idéia de um robô fazer o seu trabalho mais rápido e melhor, mas Professor Kohler insistiu: "Este será um divisor de águas na construção.
"Eu acho que nos próximos cinco a 10 anos, vamos ver robôs móveis no local da construção, mas eles não vão substituir os humanos. Eles realmente colaborar com os seres humanos, então o melhor de cada tipo de competências se reúnem . "
Fastbrick Robotics, uma empresa australiana que está desenvolvendo um robô brickie semelhante, também acredita que a tecnologia poderia atrair os jovens para a construção, em vez de simplesmente substituí-los.
"Isso vai reduzir o tempo total de construção de uma casa padrão por aproximadamente seis semanas", disse Mike Pivac, executivo-chefe da Fastbrick Robotics.
"A máquina irá preencher o vazio que existe devido à diminuição do número de pedreiros disponíveis."
Fonte: Mirror
Postar um comentário