O veículo aéreo não tripulado ou veículo aéreo remotamente pilotado, mais conhecido como drone, se popularizou bastante nos últimos anos. Em desenvolvimento desde a década 1980, ele foi usado à princípio em operações militares, pelo governo ou por grandes corporações.
No entanto, recentemente os drones ganharam novos usos e facilitaram atividades que até pouco tempo atrás eram bem difíceis. Os veículos têm contribuído, por exemplo, com a luta contra o desmatamento. Veja a seguir esse e outros usos que os drones ganharam recentemente.
1 – Captura de fotos e vídeos
Depois da popularização dos drones, usar veículos tripulados, como helicópteros, deixou de ser necessário. Com os dispositivos é possível fazer registro em imagens e vídeos do alto de uma maneira mais facilitada, otimizando o trabalho de veículos de imprensa e empresas especializadas no serviço.
2 – Monitoramento de plantações
Outro utilidade que os drones ganharam nos últimos anos foi monitorar plantações. Além de poder vigiá-las, ele também pode ser usado para aplicação de pesticidas. Com o monitoramento das plantações, é possível verificar a existência de falhas, de forma que o agricultor possa controlar melhor o desenvolvimento das plantas e detectar pragas mais rapidamente.
3 – Monitoramento de trânsito
Além de dar uma forcinha para os agricultores, o drone também pode ajudar no trânsito, monitorando o seu andamento. Ficar de olho no que acontece nas estradas é algo não muito fácil, por isso o veículo não tripulado tem contribuído bastante. Com a ajuda dele, se tornou muito mais fácil identificar crimes de trânsito, além de verificar a existência de acidentes.
4 – Monitoramento de florestas
Monitorar as florestas se tornou muito mais fácil com a ajuda do equipamento. Além do mapeamento por satélites, sobrevoar a área com veículos não tripulados permite identificar focos de desmatamento, além de poder dar maiores chances de identificação dos culpados. Existe até mesmo um site conservationdrones.org, que espalha a ideia do uso do drone para o fim.
5 – Combate ao tráfico de drogas
Além dos crimes ambientais, os drones também têm ajudado no combate ao tráfico de drogas e armas. Os veículos começaram a ser usados pela Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal para monitorar as fronteiras do nosso país e fortalecer o enfrentamento à entrada de drogas ilícitas e arma no país.
6 – Prevenção de enchentes
Em 2013, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo desenvolveu um drone capaz de ajudar a monitorar e prevenir enchentes. O veículo consegue ajudar a prever se o fenômeno vai atingir a cidade ao sobrevoar um trajeto pre-determinado, receber, processar e enviar dados coletados.
7 – Estudos da camada de ozônio
Outra ajuda que o veículo não tripulado dá à mãe natureza é quanto aos estudos da camada de ozônio, que protege o nosso planeta. Um modelo de drone criado pela NASA é capaz de trafegar pela atmosfera terrestre e monitorar a camada de ozônio.
Dessa maneira, será possível obter informações sobre como anda a conservação do planeta. O veículo alcança o espaço intermediário entre a troposfera e a estratosfera, o que equivale a uma altura de 5 km a 7 km.
Postar um comentário