Há dois meses, cientistas anunciaram a descoberta de um planeta “primo” da Terra, que poderia ser habitado por seres humanos e outros animais. O planeta foi batizado com o nome de Kepler – 452 B e poderia oferecer condições de sobrevivência parecidas com as do nosso planeta. Ele foi descoberto por uma sonda da Nasa e possui um diâmetro 60% maior do que o mundo terráqueo.
A descoberta do Kepler – 452 B reascendeu nos humanos a esperança da existência de vida em outro planeta e também a possibilidade de uma migração intergalática, apesar de o novo planeta estar a 1.400 anos-luz de distância de nós. Até agora, os cientistas já conseguiram contabilizar a existência de 1.030 planetas. Assim como o Kepler, alguns deles podem ser habitáveis.
1 – Planeta Gliese 581 G
O planeta foi descoberto em 2010 e é considerado o mais semelhante à Terra. O Gliese 581 G provavelmente possui uma superfície rochosa e está a 20 anos-luz de distância do Sol terrestre. De acordo com a Nasa, ele possui de duas a três vezes a massa da Terra. Além disso, ele se localiza no 89º sistema solar mais próximo do Sol.
2 – Planeta Gliese 667 Cc
Outro planeta semelhante à Terra é o Gliese 667 Cc, que se localiza a cerca de 22 anos-luz de distância do nosso planeta, orbitando na constelação de Scorpius. O novo planeta possui pelo menos 4,5 o tamanho da Terra e faz parte de um sistema de três estrelas. Dentro todos os planetas encontrados até agora, ele é o candidato mais forte no quesito existência de vida alienígena. É possível que ele possua uma temperatura em que é capaz haver água em estado líquido.
3 – Planeta Kepler-22b
Outro planeta em que seria possível viver é o Kepler-22b. Ele é maior que a Terra e também orbita próximo a uma estrela que se parece com o nosso sol em tamanho e temperatura. O Kepler-22b tem aproximadamente 2,4 vezes e a sua estrela produz cerca de 25% menos luz que a do Sol terrestre, o que resulta em uma temperatura moderada na superfície do planeta.
De acordo com pesquisadores espaciais, a temperatura média na superfície do planeta é estimada em aproximadamente 22 ºC. No entanto, assim como os outros planetas habitáveis, ele está muito distante, a cerca de 600 anos-luz do Sol da Terra, na constelação Cygnus.
4 – O Planeta HD 40307g
O HD 40307 g tem uma massa 7,1 vezes maior do que a massa da Terra e fica a cerca de 42 anos-luz de distância do nosso planeta, na constelação de Pictor. Como ele está relativamente próximo, poderá ser visto por telescópios futuramente. O planeta orbita sua estrela-mãe a cerca de 90 milhões de km de distância, ou seja apenas um pouco mais de metade da distância entre a Terra e o Sol, que é 150 milhões de km. Ainda não se sabe se o HD 40307g é rochoso, mas pode ter condições de vida.
5 – O Planeta HD 85512b
O HD 85512b foi descoberto em 2011 pelo telescópio HARPS, do Chile. Ele possui uma massa 3,6 maior do que a da Terra. Além disso, ele se localiza a cerca de 35 anos-luz de distância do nosso Sol, na constelação de Vela. De acordo com as estimativas dos cientistas, a temperatura do planeta pode variar entre 30 ºC e 50 ºC. A superfície dele pode conter vapor de água, dióxido de carbono e nitrogênio, consideradas as substâncias da vida.
6 – Planeta Tau Ceti e
O planeta Tau Ceti e foi encontrado em dezembro de 2012 e se localiza a apenas 11,9 anos-luz da Terra. Assim como os outros planetas descobertos, ele também possui um grande tamanho, com cerca de 4,3 vezes a massa da Terra. Há uma grande possibilidade de que ele seja quente o suficiente para o desenvolvimento da vida simples. Se isso for confirmado, Tau Ceti e será o exoplaneta potencialmente habitável mais próximo da terra.
7 – Planeta Gliese 163 c
O planeta Glise 163 c possui uma massa 7 vezes maior do que a Terra, de maneira que ele possa ser um grande planeta rochoso ou gigante de gás. Ele se localiza a 50 anos-luz de distância da Terra e a sua estrela-mãe está na constelação de Dorado. Como no planeta há altas temperaturas, apenas formas de vida simples podem existir por lá.
Postar um comentário