Nos últimos anos os “celulares inteligentes” se popularizaram bastante em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Tanto que os smartphones se tornaram figuras inseparáveis dos indivíduos. Tanto é que dar aquela olhadinha no celular costuma ser a primeira coisa que grande parte das pessoas faz ao acordar e antes de dormir.
Além disso, as redes sociais e vários tipos de aplicativos se tornaram praticamente essenciais. Usamos o celular pra olhar em que horário o ônibus vai passar, como chegar naquele restaurante ou saber qual é a farmácia mais próxima, para encontrar um namorado ou namorada etc.
Com tudo isso, muita gente, incluindo-se aí os especialistas, começaram a questionar: será que esse uso constante dos smartphones não infere demais no dia-a-dia das pessoas? Dependendo da maneira com a qual você usa o aparelho, ele pode estar desencadeando coisas negativas sim, como os que mostraremos a seguir. Eles foram apontados pela revista“Social Psychology”.
1 – Memória ruim
Você sabe o número de telefone das pessoas próximas a você de cabeça? Muitas pessoas sabem no máximo o telefone de casa ou da mãe. Como podemos conseguir qualquer número de contato em apenas um clique, não fazemos muita questão de saber quais são ou memorizá-los, o que acontecia antes.
Além de, de certa maneira, não estarmos treinando a memória como antes, não dar um segundo de descanso para o cérebro também pode ser um problema. Isso porque o cérebro precisa de um tempo para guardar uma memória e quando usamos o celular sem parar não damos esse tempo a ele, o que faz com que a memória possa ficar não tão boa assim.
2 – Dormir mal
Você tem problemas para dormir? A insônia pode ser causada por vários motivos, inclusive pelo uso exagerado do celular. Isso mesmo! Usar o smartphone antes de dormir pode fazer com que a liberação de hormônios que fazem bem para o sono seja prejudicada.
A razão para isso é que a luz emitida pelos dispositivos não permite que o corpo secrete a quantidade adequada de melatonina, que é o hormônio que nos induz a dormir e faz com que você acorde com disposição pela manha.
3 – Ficar menos inteligente
Ter o celular sempre por perto pode ser o motivo por trás do seu mal desempenho na escola ou por falhas que você comete durante o seu expediente, principalmente nas tarefas que exigem um raciocínio lógico.
A descoberta foi feita por Cientistas da Universidade de Southern Maine, que submeteram um grupo de voluntários a uma série de testes que requeriam pensamento lógico para a resolução de problemas.
Metade deles estava com o smartphone por perto, mas não ao alcance dos olhos, já a outra metade colocou o celular sobre a mesa. Os que estavam com o celular à vista, tiveram um resultado 20% mais baixo.
Além disso, outro dado revelado pelo teste apontou que o uso das redes sociais e ferramentas de busca nos smartphones faz com que as pessoas tenham um vocabulário menos diverso e menores habilidades de compreensão e leitura.
4 – Não ter amigos reais
Outro malefício que os celulares estariam causando diz respeito a vida social. Já tentou conversar ou ter um momento em companhia de alguém que não largava o celular? Essa situação é bastante comum hoje em dia. O grande problema é que quando você não deixa de lado o celular, as pessoas vão se distanciar.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex, pessoas que mantem o smartphone por perto durante uma conversa demonstram ser menos confiáveis e atentas, além de não apresentarem vontade de se aprofundarem em uma amizade verdadeira.
5 – Ansiedade
Quantas vezes por dia você confere o celular para saber se alguém te mandou uma mensagem instantânea, curtiu sua foto etc? Essa necessidade de saber o que está acontecendo nas redes sociais e conferir os aplicativos pode desencadear ansiedade.
Por isso muitas pessoas praticamente entram em desespero quando o celular está prestes a ficar sem bateria e não podem recarregá-lo no momento. Grande parte das pessoas têm um verdadeiro vício pelo smartphone.
Bônus: faixa exclusiva
Os smartphones estão interferindo tanto na vida das pessoas, que já existe até mesmo uma faixa exclusiva para quem usa celular. Em Chongqing, na China, uma calçada de 165 metros foi dividida para passagem de pessoas e de pessoas com smartphone.
A faixa própria para quem está usando o celular foi uma medida para tentar evitar acidentes causados por pedestres distraídos com o aparelho.
Via FD
Postar um comentário