Um simples software ou aplicativo desatualizado pode ser a porta de entrada para um ataque criminoso ao seu computador. O programas mais vulneráveis são os que os usuários mais precisam e nunca se lembram de atualizar, como Adobe Flash, Adobe Acrobat e Chrome. Confira a lista completa com os softwares com maior probabilidade de sofrer ataques com vírus no Brasil.
Especialistas apresentaram os problemas e também as formas de evitar a invasão do seu computador ou smartphone por malware durante a 5ª Conferência Latino-americana de Analistas de Segurança, no Chile.
A falta de atualização de softwares deixa os programas mais vulneráveis (Foto: Divulgação/Kaspersky)
Os dois primeiros da lista são programas da Adobe bastante conhecidos pelos usuários e que fazem parte da navegação na Internet. O Flash Player, usado nos navegadores para executar vídeos, e o Acrobat, que permite abrir arquivos PDF. Curiosamente, o 3º lugar ficou com o Chrome. O navegador do Google tem atualizações automáticas e, mesmo assim, há muitas versões desatualizadas. Para os especialistas, o perigo está principalmente na falta de atualização.
“Sistemas operacionais e programas desatualizados são o maior problema de segurança para os usuários”, explicou Dmitry Bestuzhev, diretor para América Latina da Equipe Global de Investigação e Análise da Kaspersky Lab. “Cada programa tem uma vulnerabilidade, mas algumas são mais criticas que outras. Infelizmente, elas representam 54% dos casos“, completou.
10 programas mais vulneráveis a vírus (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)
O update desses softwares pode evitar incidentes graves, que permitem aos cibercriminosos controlar o computador remotamente, roubar de dados pessoais, bancários e senhas e, até mesmo, enviar SMS “escondidos”, gastando os créditos do celular sem que o usuário perceba.
Veja os programas mais vulneráveis aos malwares e lembre-se sempre de atualizá-los.
1. Adobe Flash Player
2. Adobe Acrobat
3. Google Chrome
4. Oracle Java SE
5. Oracle Products (outros)
6. Mozilla (Thunderbird e outros)
7. Adobe AIR
8. Adobe Shockwave Player
9. Flash Player Update para Google Chrome
10. Mozilla Firefox
Postar um comentário